É possível corrigir erros de Refração?
- Marcio Sued
- 9 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Erros de refração. Talvez você não os conheça por esse nome, mas certamente já ouviu falar ou tem algum deles, pois esse é o nome técnico dos problemas de visão que acometem muitas pessoas no mundo: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Esses problemas são chamados de erros, porque em olhos normais (emétropes), a luz penetra até chegar à retina, onde se forma a imagem que será transmitida até o cérebro (é lá que realmente se dá a visão) pelo nervo óptico.
Em pessoas com erros refrativos, não acontece o bom foco da imagem na retina, o que faz com que a visão fique embaçada. Cada tipo de erro de refração representa uma dificuldade. Vejamos:
MIOPIA: os raios de luz são focados na frente da retina (porque a córnea é muito curva, porque o eixo do globo ocular é muito longo, ou ambos). As imagens distantes ficam borradas, mas o que está perto é visto nitidamente.
HIPERMETROPIA: a imagem do que está distante é focada atrás da retina (porque a córnea é muito plana ou porque o globo ocular é pequeno). As imagens (tanto do que está próximo quanto do que está longe) ficam borradas.
ASTIGMATISMO: ocorre em função de irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino. Isso faz com que os raios de luz sejam projetados em pontos diferentes do olho, causando visão embaçada para perto e para longe.
PRESBIOPIA: também chamada de vista cansada, ocorre com todos nós, em função da perda da capacidade do cristalino de mudar de forma para focar em objetos que estão perto.
Para que uma pessoa com erro de refração enxergue bem, ela precisa usar lentes corretivas (óculos ou lentes de contato), ou se submeter a uma cirurgia refrativa. Tanto as lentes corretivas, quanto as cirurgias refrativas têm evoluído muito ao longo do tempo. As cirurgias refrativas trazem uma solução mais definitiva para quem deseja certa indepência do uso de lentes corretoras. Extremamente sofisticadas, essas cirurgias são utilizadas para moldar córnea, permitindo que as imagens sejam formadas no lugar correto (na retina).
Comments